a Cada ano acontece o mesmo: as temperaturas sobem, as pessoas vão em massa às piscinas e praias para tentar se refrescar durante o dia e à noite é dividido entre os terraços e o refúgio em estabelecimentos com ar condicionado.
Um descanso inadequado noturno tem consequências: provoca cansaço, sonolência, redução da atenção e concentração, lentidão de raciocínio e irritabilidade. Mas o que podemos fazer no momento em que a temperatura ideal pra que o sono seja reparador está acima entre os dias quinze e 22 graus recomendados, segundo a Sociedade brasileira de Sono (SES)? O primeiro passo, igual assinala Marián Martinez, filiado da SES, é tentar preservar arejado o quarto e que o ar circule de uma sala para outra. “Se temos demasiado gelado ou demasiado calor descansaremos falso.
Realmente, o início do sono coincide com o momento do dia em que a temperatura corporal baixa e o sonho se mantém ao longo da noite a todo o momento que esta circunstância não varie”, adverte a especialista. Se consultamos as pessoas de nosso lugar, de certeza que alguns têm truques que ajudam a conciliar o sono.
Um deles é botar o pijama ou roupa de cama no congelador e colocá-los ao entrar pela cama. O exercício físico e as atividades estimulantes últimas horas do dia, aumentam a temperatura corporal e dificultam a conciliação do sono.
Embora o sol possa incomodar ao longo das primeiras horas do dia, se evidenciar a claridade robusta matinal facilita o descanso noturno. O álcool é um adversário do descanso em razão de fragmenta o sono noturno. Além disso, os refrigerantes ou bebidas com cola são excitantes e assim como podem afetar o sono. “A sesta é natural, mas reduz a sonolência noturna”, destaca o especialista. A iluminação das discotecas, que emitem as telas do cinema ou dos dispositivos eletrônicos, como o micro computador, a noite mais difícil a conciliação do sono.
“Se você não consegue conciliar o sono em 15-20 minutos, precisa sair da cama, abandonar a alcova e fazer uma atividade relaxante. Retorne pra cama quando se sentir sonolento. Esta norma necessita repeti-la quantas vezes for indispensável no decorrer da noite”, recomenda.
Há que procurar dotar-se de um local impecável para o quarto, tentar fazer com que o colchão e o travesseiro sejam confortáveis, a temperatura agradável e que tenha carência de ruído e iluminação. “Não veja o relógio. Só vai continuar nervoso e piorar a circunstância”, insiste. Já tivemos avanços: jantar copiosamente dificulta o sono.
Por esse fundamento é recomendável terminar de jantar, no mínimo, 2-3 horas antes da hora usual de se deitar. Por outro lado, é conveniente não beber em excesso pra impossibilitar que a noite nos despertarmos, devido à inevitabilidade de urinar. “Entretanto, não necessita encaminhar-se pra cama com fome ou com sede. Antes de destinar-se pra cama podes tomar um refrigerante ou um copo de leite com umas bolachas, conseguem ajudá-lo a conciliar o sono. Ademais, necessita-se impedir o tabaco, a cafeína e o álcool”, conclui.
- Disgénesis gonádica (síndrome de Turner)
- Exercício a partir do tecido muscular serrato (localizado pela escápula)
- 3 Operacionais contra as BACRIM
- Tomar dois comprimidos com 250 ml de água
- Treinamento (o tempo que levamos treinando e o tipo que realizamos)
- Desmantelamento dos Cartéis de Cali (1995), Costa (1998) e do Norte do Vale (2008)
Sim, no entanto curta e reparadora Passos pra dormir bem Por que é importante dormir bem para fazer desporto? Obesidade em jovens: como e Por que é relevante utilizar repelente de insetos? Como se cura da candidíase? Será que tem cura o câncer de cólon? O teu comentário será moderado. Se a tua pergunta é urgente, recomendamos que contacte o seu médico.
As contribuições genéticas mais antigos e os mecanismos da reação de estresse neuroendocrina do ser humano são quase parelhos aos de todos os outros mamíferos. A sabedoria de recentes constelações de estímulos, classificados como ameaçador por processamento associativo, corre de par com a criação de um padrão de actividade específica em estruturas corticais e pediatria associativas.