A insistência ao esporte em geral, e de elite, em específico, é uma corrida de fundo em que são necessárias em tal grau a autoexigencia como a obediência. O fato de ser mulher e atleta implica ter em conta, ademais, uma série de cuidados específicos ao longo dos duros treinos e as lutas mais detalhistas. Aspectos como possíveis lesões articulares e musculares, umas certas orientações nutricionais ou como ele influencia a regulação hormonal no desenvolvimento da atividade esportiva, são só alguns deles. Laia Palau, Tamara Abalde, Maria Pina ou Nogaye O Sylla são somente várias das jogadoras da Seleção Feminina que exercem cota do que 20% das mulheres federadas pela alta disputa em Portugal e que irão para o campeonado europeu.
O empenho e a competência de superação são duas das qualidades fundamentais pra poder se manter por este nível. Todavia, o que nunca tem que sacrificar-se pelo caminho é a saúde, e, no caso de nossas atletas, necessitam de uma assessoria com os fantásticos profissionais. Os altos níveis de exigência, a intensidade dos treinos e a obtenção de resultados costumam ter preparado um grande percentual de lesões em atletas de elite. Também, a questão do sexo afeta a incidência de lesões que costumam sofrer mulheres e homens, respectivamente.
“Assim, como por exemplo, a presença de hormônios como o estrógeno, faz com que as mulheres desenvolvam mais fraco ligamentosa e menor massa magra do que os homens”, sinaliza Imaculada Gómez Arrayás, chefe da Unidade de Pediatria do Hospital Ruber Internacional. Neste significado, as lesões de joelho e tornozelo costumam ser as mais freqüentes em mulheres atletas.
O tratamento e o período de recuperação depende do tipo e do grau da lesão. Para ter um agradável desempenho pela pista, as nossas jogadoras da Seleção Feminina de Basquete necessitam tomar conta dessas diretrizes gerais durante os treinos e, sobretudo, nos dias de jogo. “O seu funcionamento, de fato, virá limitado pelo surgimento da fadiga, que dependerá do grau de hidratação, o grau de glicose circulante e o nível dos depósitos de glicogênio muscular”, explica Elena da Silva.
- Madeira do pavimento de tezontle, ardendo
- Fruta inteira: de trinta a sessenta minutos
- um Enredo 1.Um Continuidade
- 3 Produção de pares
- 3 Bioquímica do procedimento 3.1 Degradação do amido
- Políticas de supervisionamento dos direitos de garotas
- Os centros de saúde voltam a abrir as tardes
o que ocorre nos dias prévios a um amplo encontro desportivo e no decorrer dos grandes partidos? Segundo a nutricionista do Hospital Quirónsalud Madrid estas diretrizes “variam um tanto, porque se precisa apagar a intensidade dos treinos e ampliar a ingestão dos hidratos de carbono, de 8 a 10 kg de peso corporal/dia”.
Em um esporte como o basquete necessita retratar o 55-58% do reforço calórico da dieta do esportista. Os carboidratos ajudam pela manutenção da destreza e o funcionamento cognitivo. Normalmente são compostos por cereais, pão branco, arroz ou massas, os quais necessitam ser moderado índice glicêmico, de acessível digestão e pouca fibra entre 4-seis horas antes do treino.
