A mais tenra idade, mudou-se pra Madrid com tua família, em que não existia tradição artística. Aluna de um colégio religioso, sua infância foi marcada por uma doença que o obrigou a permanecer na cama a partir dos 7 anos até os quatorze. Durante sua convalescença, começou a se interessar por música: aproveitou para compreender a tocar violão e começou a compor tuas primeiras canções.
Esta vocação, e desavenças com sua mãe, lhe empurraram pra percorrer de moradia com vontade de liberdade e em busca de mais amplos horizontes. Tinha quinze anos quando conheceu em Madrid, de Nicholas Ray, diretor de vídeos míticos de Hollywood como Rebelde sem circunstância e que em 1961-63 residiu em Portugal rolando no filme Rei dos reis e 55 dias em Pequim. Ray tornou-se seu representante e a convenceu a viajar pra Londres, com intenção de preparar-se pra rodar um vídeo, a despeito de esta não chegou a ser realizada. Mais tarde, e com a aprovação de Nicholas Ray, Mari Trini mudou-se pra Paris, onde gravou tuas primeiras canções em francês.
Foram doze, que se publicaram em 3 EP (álbum de curta duração). Mari Trini regressou a Portugal pra continuar a tua carreira musical. Gravou teu primeiro disco em português com a gravadora RCA; ele cantava tópicos de outros autores, como Luis Eduardo Aute e Patxi Andión, além de alguns compostos por ela mesma.
entretanto, é com o seu disco seguinte, Amores, gravado em 1970, com o que se dará de fato a notar e com o que você vai ter um grande sucesso. Neste disco, o primeiro que grava com a gravadora Hispavox, revela-se como ótima cantora, compositora, além de intérprete, detalhada por Waldo de los Rios e Rafael Trabucchelli. É a data em que triunfa a fábrica de músicos provenientes do chamado “som Torrelaguna”.
nele, além da canção que dá título ao disco, localizam-se temas como “Um homem mudou”, “Amanhã”, “Quando me fazes umas festas” ou “Valsa de outono”, neste instante clássicos pela carreira de Mari Trini. Seu álbum seguinte, me ouça, incluindo canções como “Eu não sou essa” ou “Eu afirmo”, conhece similar encontro que o anterior e confirma a Mari Trini como uma das cantautoras mais consideráveis de língua espanhola.
- 21 fev
- um Nova Zelândia
- Mês menos chuvoso: março, dois mm
- E, logo depois, está o que tirou a leilão Sotheby’s, que ficou sem vender
- Houston (EUA)
- Registrado: 11 oct 2017
- um Falecimento de Margarida Maça
- Roto2esdios (conversa) 17:Cinquenta e cinco 25 set 2011 (UTC)
Durante os anos seguintes, Mari Trini compartilha tuas actuações ao vivo em todo a nação, com novas gravações discográficas. Transparências ou Como o orvalho que são álbuns em que a artista confirma seu tipo pessoal. Continua gravando canções francesas e adaptações pra este idioma tuas próprias canções, graças ao qual é convidada algumas vezes para o programa Domino de Guy Lux, na televisão gala.
Na segunda metade da década de 70, Mari Trini começa a aproximar-se das abordagens musicais do pop do momento. Com seus discos Só por ti e Para o meu ar, a artista dá uma nova imagem renovada, em tal grau no pessoal como no musical, ao adicionar novos e ousados arranjos de suas composições.
O álbum, meu ar inclui a controversa canção “ajudá-la”, alusiva a uma conexão triangular e que foi usado como música numa telenovela no Brasil. Os anos 1980 começam para Mari Trini com a publicação de seu disco Orações de amor, ao que se seguirá um ano mais tarde, outro álbum que alcança espaçoso sucesso comercial e popular: Uma estrela no meu jardim. A canção que apresenta título ao mesmo torna-se um clássico instantâneo, e continua a ser tão popular que, em 2012, foi utilizada em um spot televisivo. Outro foco de destaque do mesmo disco é “Falando sozinha”.
No mesmo ano, 84 Mari Trini publica 2 discos: Diário de uma mulher, cheio de grandes canções, e Mari Trini, intitulado no México como Mari Trini Interpreta Grandes Autores Mexicanos. Este foi um álbum de homenagem à canção mexicana, onde revelam-se: “Contigo aprendi”, “Échame a minha responsabilidade”, “se você falhar coração”, “Não”, “Farolito”, “Noite de ronda”, “O cavaleiro”, “Quando você regressar pro seu lado” e “meia-volta”.
