Julho traz saldos, férias e casamentos. Os retardatários que pela primavera não tiveram chances, em razão de em tal grau igrejas como câmaras municipais, pra não discutir dos lugares onde celebrar o banquete, tinham pendurado em abril, maio e junho, o cartaz completo. Basta debruçar-se à web para observar até que ponto o negócio nupcial, como o chamam alguns “kitsch”, está em crescimento e gera uma millonada. Como em um estúdio de tv -hoje referência fundamental pra quase tudo – em casamentos há que estar muito ligado ao atrezo, o tapete, as flores, os tópicos, a música, o guarda-roupa. Se é em uma igreja, em especial, pra chegada e saída da noiva, com o arroz e as pétalas.
Se a cerimônia civil, a coisa costuma piorar por causa de se alonga. Várias vezes também é simulada, com o dobro do prefeito ou do vereador, que já deu tua aprovação ao cenário em qualquer câmara municipal, dias atrás, na mais estrita intimidade.
- 9/02 RETRANKA. Centro Cultural do Matadouro, 2230 horas. Preço dos bilhetes a cinco euros
- cinco Jornalismo e literatura
- 10 Devolvendo a saudação
- 2 Nova Inglaterra
- quatro Projetos futuros
- 6-Andorra, saldos de luxo
Muitos casamentos civis se organizam na forma de pacotes que adiciona, além do banquete, um casador, termo novo que deverá adicionar no dicionário e não cofundir com casamenteiro, que significa outra coisa. O casador o dá a empresa que organiza o evento.
Também, as bodas leigas os amigos dos noivos costumam ser marcadas folio e meio com suas piadas, agasajos, versos -Deus, mais ripios não, por favor-, emoções e parabienes, o que torna esta primeira fração da cerimônia, interminável. Mas vale se distrair observando os vestidos de pessoal, especialmente o da noiva, espetacular de branco e com cauda, precedida por umas criancinhas-moças, sobrinhas, quem sabe, também postiços, alugadas para a ocasião.
Algumas dessas convidadas, as mais íntimas terão participado do ensaio fotográfico que se inicia pela residência dos noivos, no tempo em que se enquadram ou se maquiam e continua depois até bem entrada a madrugada. Em casamentos atuais não há apenas um almoço ou um jantar, contudo que almoço ou jantar são precedidos por 20 snacks servidos de pé.
logo depois, sentados cerca de uma mesa, continuaremos com 3 ou quatro pratos, mais o bolo de casamento de sete andares. Depois virá o baile com música ao vivo, com disc-jockey de moda e surpresas de todo tipo, mágicos, palhaços, gincamas, concursos, tiro ao pombo ou pesca de truta, se trinca.
Mais um boteco aberto toda a noite e achocolatado ao amanhecer. Para impedir que a coisa acabe mal, agora, a volta à casa dos convidados é feito em ônibus conduzido por um motorista em plenas faculdades, isto não é convidado pro casamento. Eu Me pergunto, a teor do interesse que os casamentos despertam entre os adolescentes, por que você necessita aguardar pra ter o casal para o casamento.
Se, em efeito, lhes há tanta ilusão como parece organizar o evento do casamento, quem ou o que evita a perspectiva de dar aos solteiros a probabilidade de a autoboda. Por que discriminar quem não tem parceiro? Por que não implantar, digo eu, essa nova hábito, com a quantidade de dinheiro que move o negócio nupcial e os postos de trabalho que gera?
P. Não lhe foi transmitido, dessa forma, o quão primordial é a tua posição no jogo do Atlético? R. Penso que a minha localização a cada vai colhendo mais credibilidade em todos os computadores. Temos inúmeras semanas de serviço na frente antes do início da temporada e neste instante tenho muita desejo de botar-me às tuas ordens.
