Edith Windsor, Uma Pioneira Que Aos Oitenta E Três Anos Defende O Casamento Gay

A briga pelo casamento gay chega ao Supremo, nos EUA. O Supremo, que ouviu nessa terça-feira os fundamentos a respeito da emenda constitucional que impossibilita o casamento gay na Califórnia, fará amanhã o mesmo com a Lei de Defesa do Casamento (DOMA), que foi plantado cara Windsor. Essa lei define o casamento como “a união entre um homem e uma mulher”, o que impossibilita que os homossexuais casados nos nove estados dos EUA

“É emocionante para mim estar nesta localização”, afirmou Windsor numa recente entrevista com o jornal The New York Times em que assegurava que este momento é “delirantemente feliz pra uma mulher”. Nascida pela Filadélfia, em 1929, insuficiente depois que seus pais perderam a residência e um negócio de doces e sorvetes no decorrer da Grande Depressão, Edith Schlain era a mais velha de 3 irmãos.

Depois de se variar para Nova York, trabalhou como secretária, fez um mestrado em matemática na Universidade de Nova York e começou a trabalhar como consultora de sistemas informáticos para a IBM, a companhia que criou uma carreira de sucesso. “Eu vim para Nova York, pra deixar-me a mim mesma ser lésbica”, confessou ao the New York Times. E foi lá que ele conheceu em 1965 em um restaurante italiano, com uma proeminente psicóloga que se tornaria o amplo amor de sua vida.

  • Um Premios TvyNovelas Colômbia
  • Balões com mensagens
  • Dez recursos “online” para planejar o seu casamento
  • Endereço central: Sáenz Peña 456, Junín
  • 2 Trabalhos publicitários
  • Leite de vaca e derivados
  • três por Trás das câmeras

Não foi até os 2 anos mais tarde, no momento em que as duas mulheres voltaram a se localizar e começaram um relacionamento que durou quatro décadas. Spyer ficou tetrapléjica como consequência de uma esclerose múltipla avançada, o que a obrigou a viajar com 3 ajudantes para o Canadá pra poder casar-se legalmente.

segundo a rememoró, um dia perguntou Thea a Edie que você faria se tivesse um anel de acordo, porque, se os seus amigos de serviço o vissem lhe perguntariam por teu “namorado”. Horas depois, Thea se ajoelhou e pediu-lhe que se casasse com ela, mas em vez de um anel entregou-lhe um broche de diamantes, que ainda conserva.

Então, em 1967, não era bacana se casar em nenhum estado dos EUA Atualmente é de 9: Washington, Iowa, Nova York, Maryland, Connecticut, Maine, Massachusetts, new Hampshire e Vermont e o Distrito de Columbia. “O casamento simboliza o tratado e o carinho como nenhuma outra coisa no mundo. E é popular em o mundo todo. Quero manifestar, onde quer que você for, se você for casado, significa algo pra gente”, garante Windsor, que sofreu um ataque cardíaco, um mês depois da morte de Spyer.